Hello, pessoal!
O post de hoje será um pouco diferente do que estamos acostumados. Muitas pessoas me perguntam como aprendi Inglês fluentemente. Normalmente, quando começo a dar aulas para um aluno ou turma na apresentação já sou questionada a respeito.
A verdade? Foi uma combinação de vários fatores, principalmente, dedicação e interesse em aprender! Esqueça essa coisa de aprender por obrigação! Você precisa encontrar alguma maneira de tornar o aprendizado prazeroso.

Aos 9 anos de idade eu comecei a traduzir músicas; é importante ressaltar que “na minha época” não tinha Google Search, nem Translator ou qualquer outra coisa do tipo. Internet era discada e só depois da meia-noite.
Minha “metodologia” era: comprar revista com letras de música e tradução dos Backstreet Boys na tabacaria no centro da cidade (era longe), me sentava com o dicionário Michaelis e escrevia no caderno em inglês e depois traduzia a frase… ao final da tradução, comparava com a revista. Sim… old times, I know it!
Com o tempo, comecei a estudar na Wizard Idiomas, assistir seriados (muito!!!). Principalmente, estudar formalmente me ajudou muito. Ter algúem para trocar ideias, checar pronúncia e ter uma ordem lógica no aprendizado realmente faz uma baita diferença.
Para ser sincera, já fui para alguns países mas o maior aprendizado que tive foi com certeza no Brasil. No exterior eu tive a confirmação da fluência. Eu fui para o exterior depois de já ter estudado inglês por muito tempo.
Entre as variadas atividades para prática que eu sigo até hoje estão as seguintes:
- Tradução de músicas.
- Assistir Lyric videos no Youtube. (vídeos com letras de música)
- Assistir filmes e seriados legendados em Português, depois em Inglês e, por último, sem legenda.
- Aplicativos como Duolingo.
- Livros sobre gramática e outras coisas relacionadas. (After all, I’m a teacher)
- Pesquiso tudo em Inglês na internet.
- Participo de cursos online sobre temas variados.
- Quer saber, a maneira mais fácil de se aprender e não esquecer? Ensinando.
Sem dúvidas, quando comecei a estudar para ser teacher e a dar aulas meu aprendizado “deu uma turbinada” imensa! E cada vez que eu entro em sala de aula eu tanto leciono quanto aprendo!
Algo que vale a pena manter em mente, quando você aprende um segundo idioma o aprendizado nunca acaba. É extremamente importante manter contato continuo com o idioma. Seja assistindo filmes, traduzindo músicas ou em contato com estrangeiros ou brasileiros que falem o idioma também, MANTENHA CONTATO!
E lembre-se, cada um tem seu próprio ritmo. Evite se comparar com outras pessoas.
Take care,
Gabby